terça-feira, 21 de outubro de 2014

PRIMEIRO ENCONTRO: a Fé nossa de cada dia. Com os líderes na Comunidade São Raimundo



 Somos discípulos missionários de Jesus, celebrando os dez anos de vida e missão da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) fundada em 05/11/ 2004 a 05/11/2014.
1.      Oração inicial:
Deus, Pai bondoso, que quereis salvação e união de todos os homens e mulheres juntos de vós. Olhai para nossas pessoas idosas, nossos líderes da PPI, por toda nossa comunidade e por toda a Pastoral da Pessoa Idosa no Brasil inteiro. Senhor Jesus fortalecei nossa vontade de sermos fieis a nossa missão, perseverantes em nossos encontros, refletindo, rezando e ajudando uns aos outros, como faziam os primeiros cristãos. Espírito Santificador  iluminai aqueles que estão sem fé e sem esperança. Olhai todos no Brasil que realizam seus trabalhos voluntariamente. Agradecemos esses dez anos de missão e anuncio juntos a milhares de pessoas idosas.  Fortalecei-nos na unidade e no amor a exemplo do que Jesus nos pediu: “Levai a todos a Boa nova do Reino dos céus”!
Maria, mãe da Igreja, e Estrela da Evangelização alcancem-nos a graça da perseverança, nesta vida de comunhão com Deus e com os irmãos. Amém
2.      Canto inicial: Toda Bíblia  é comunicação
Toda Bíblia  é comunicação, de um Deus amor de um Deus irmão / É feliz quem crer na revelação e tem Deus no coração
·         Jesus Cristo é a palavra / pura imagem de Deus Pai, Ela é viva e verdade / suprema caridade.
·         Os profetas sempre mostram / a vontade do Senhor. Precisamos ser profeta / para o mundo ser melhor.
3.      Preparação do ambiente: Bíblia, vela, pão e banner  da PPI
4.      Texto para reflexão:
 Categórica afirmação de Jesus: “Se você crer verá a glória de Deus!” pensávamos que fosse o contrário: primeiro ver a glória, o milagre de Deus, para depois podermos crê. Mais não é assim: é primeiro crer, pois não é o milagre que produz a fé, é a fé que produz o milagre. Nós porem, teimamos em exigir o milagre a fim de podermos crer. Com efeito, grande é a tentação de transformar o Cristo em devedor nosso. Quer dizer que, se ele fica sempre cobrando de nós fé e mais fé, nós ficaremos cobrando dele milagres e mais milagres. Ele nos deve isso, se quiser que nele acreditemos.  Primeiro, ele venha ressuscitar todos os Lázaros que morrem de morte matada; todas as crianças que nem chegam a ver  a luz e aqueles que desfalecem abandonados nas calçadas, nas ruas escuras e nas praças públicas. Também, ele venha fazer justiça aos pobres sem defesa, aos fracos oprimidos, aos pequeninos violentados. Ele que resolva primeiro os problemas dos jovens drogados, dos aidéticos desesperados, das mulheres prostituídas, dos pais desempregados, das famílias sem moradia. Depois – e só depois disso – é que iremos pensar no caso acreditar ou não acreditar no filho de Deus. Mas é assim que nós revelamos toda nossa incompetência  a respeito dos milagres, e nossa ignorância a respeito da fé. Pois,  cabe a nós, hoje, a tarefa de reerguer a humanidade da situação em que ela caiu. Mais isso só conseguiremos de tivermos bastante fé bastante coragem e amor no coração. Se você crer, verá!” se nossa fé no Filho de Deus for de primeira qualidade, não só “veremos” como também “faremos” os milagres de que precisamos. Teremos, até,  a felicidade de pisar livremente “por uma terra sem males”. Sempre lembrados de que, se os milagres dependem de nossa fé, está em nossas mãos o poder de realiza-los. Mas se eles não acontecem, a culpa só pode ser toda nossa... (Pe. Virgílio, SSP – O domingo)
5.      Canto de aclamação: Eu vim para escutar.
6.      Texto bíblico: Lc 24, 23-35
7.      Reflexão da Palavra:
*Os discípulos de Emaús caminhavam desanimados. E nós na PPI? Passamos por esta experiência no nosso caminho?
*Os discípulos acreditaram na Ressurreição e partiram para anuncia-lo; você acredita e anuncia? *Ouçam a Leitura Orante dos discípulos de Emaús (CD de Dom José Antonio Peruzzo).
8.      Dinâmica: 
 Com uma vela acesa, passando de mão em mão, cada participante faz uma oração ou um louvor.
9.      Gesto concreto: Comprometer-se em rezar por uma pessoa idosa acompanhada que está precisando  da nossa oração.
10.  Oração final:
Animador (a) Terminada a reflexão de hoje, rezemos agora pelas pessoas idosas que vivem em nossas comunidades, em nossa paróquia, em nossa cidade, e por suas famílias, pela paz e prosperidade e, para que o senhor sempre derrame suas generosas bênçãos sobre elas.
Todos rezam ou cantam o refrão: Deus nos abençoe, Deus nos dê a paz, a paz que só o amor é quem nos dá.
Animador (a) Supliquemos humildemente ao Senhor Jesus, palavra eterna do Pai. Que enquanto esteve entre os homens, se dignou a viver na família cumulando-a de bênçãos  celeste, para que olhe com bondade a PPI, e todos os que até hoje deram sua vida em favor da mesma.
Todos rezam ou cantam o refrão: Deus nos abençoe, Deus nos dê a paz, a paz que só o amor é quem nos dá.
Leitor (a): Senhor Jesus, vós que sendo obediente a Maria e José, consagrastes a vida familiar, santificai as nossas famílias com vossa presença. Abençoai todas as famílias visitadas.
REF: Abençoa, Senhor as famílias, amém. Abençoa Senhor a minha também (bis)
Leitor (b): Senhor Jesus vós que tivestes zelo pelas coisas do Pai, fazei que em todas as famílias Deus seja servido e honrado. Amados e respeitados dos os idosos na sua dignidade.
REF: Abençoa, Senhor as famílias, amém. Abençoa Senhor a minha também (bis)
Leitor (c): Senhor Jesus, apresentaste a fossa sagrada família como admirável exemplo de oração, de amor e de obediência a vontade do Pai. Santificai com vossa graça todos os líderes da PPI e dignai-vos abençoa-los com vossos dons.
Refrão: Deus nos abençoe, Deus nos dê a paz, a paz que só o amor é quem nos dá.
Leitor (d): Senhor Jesus, amastes os vossos e fostes por ele amado. Confirmai todos os parceiros que apoiam a PPI, na paz e na caridade.
Todos rezam ou cantam o refrão: Deus nos abençoe, Deus nos dê a paz, a paz que só o amor é quem nos dá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário